Nunes, Henrique Barreto - Da biblioteca ao leitor : estudos sobre a leitura pública em Portugal. [Prefácio de Maria José Moura]. Braga : Autores de Braga, 1996. ISBN 972-8026-23-4
Dez anos volvidos da publicação do livro “Da Biblioteca ao Leitor” da autoria de Henrique Barreto Nunes, um documento marcante particularmente nesta área, afigurasse relevante evocá-lo mais uma vez.
Esta obra de Henrique Barreto Nunes, desde há longos anos Director da ilustre Biblioteca Pública de Braga,1 e durante muito anos praticamente a única personalidade da área a escrever regularmente sobre Bibliotecas Públicas ; é uma compilação de artigos do autor de diversa origem: inicialmente editados em publicações da área (livros, jornais, revistas, como os Cadernos da BAD), textos de conferências, seminários, aulas, etc. ; no seu essencial relacionados com a Rede de Leitura Pública, desde o seu embrião, passando pelos formulação objectiva dos propósitos que a norteiam até à edificação das bibliotecas que vão amplificando esta Rede. Um pronunciado conjunto de textos, procedente de conferências e congressos, são alusivos à Biblioteca Pública de Braga, biblioteca que possui fundos documentais de singular valor patrimonial. Como salienta o autor “fez questão de incluir no volume três pequeno artigos surgidos inicialmente em dois jornais a que está afectivamente ligado” : ‘Uma Terra Minhota’, de Monção, sua terra natal e o ‘Notícias do Minho’, de Braga. O prefácio da obra é da autoria de Maria José Moura, uma personalidade pioneira do "Projecto da Rede de Leitura Pública”, e uma das signatárias, a par de Henrique Barreto Nunes, entre outros, do emblemático “Manifesto sobre a Leitura Pública em Portugal”, redigido em 1983, em Lisboa. Manifesto esse que viria ser um dos propulsores do que Barreto Nunes designa na introdução deste livro de “autêntica revolução, quase silenciosa, que em pouco anos alterou e profundamente a situação e o papel das Bibliotecas Públicas em Portugal”, baseando-se mormente no modelo francês, que também tem vindo a granjear elevado sucesso.
Ao longo de 30 artigos, num diapasão cronológico de 15 anos (1982-1936) distribuídos por três secções : “Bibliotecas e Leitura Pública em Portugal”, “Biblioteca Pública de Braga”, e “Sobre Livros e Jornais” o autor aborda com profuso conhecimento e erudição os múltiplos problemas que têm vindo a afectar ao longo das décadas as Bibliotecas Públicas portugueses, traçando paralelamente quadros históricos da evolução das mesmas e com pertinácia apresentando propostas de possíveis soluções e modelos que remetem para um afirmativo desenvolvimento das Bibliotecas lusas. Não posso deixar de refiro que o livro é globalmente enriquecido pelo lato número de referências bibliográficas agregadas aos artigos, por diversos quadros estatísticos, por documentos que auxiliam no assertar dos estudos e propostas, por legislação correlativa, por actas de conferências, por contratos-programa concernentes, etc. No meu entender uma obra referencial para se compreender o passado, analisar o presente, e perspectivar o porvir das bibliotecas públicas. O livro possui duas edições, a primeira de 1996 e a segunda data de 1998.
Proposta de consulta: “Bulletin dês Biblioteques du France”
1Ver Currículo de Henrique Barreto Nunes |